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AS QUESTÕES MAIS PROCURADAS

Para realizar um contrato de fornecimento de gás deverá dirigir-se a uma loja Gascan, parceiro ou então através do endereço de email atendimento@gascan.pt enviar a seguinte documentação:

- Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, acompanhado do seu Cartão de Contribuinte.
- Um comprovativo da morada onde pretende fazer a instalação de gás: Escritura de compra e venda, Contrato promessa de compra e venda, Contrato de arrendamento, Contrato de cessão de exploração/trespasse, ou Contrato de comodato.
- Certidão Permanente (no caso de se tratar de uma empresa)

Caso seja beneficiário de algum dos apoios da Segurança Social, abaixo listados, apresente o seu comprovativo, pois dispomos de condições especiais para si.

• Complemento Solidário para Idosos
• 1.º Escalão do Abono de Família
• Pensão Social de Invalidez
• Rendimento Social de Inserção
• Subsídio Social de Inserção

A visita técnica consiste na verificação da sua instalação por um técnico da Gascan, em conjunto com uma Entidade Inspetora independente para a realização da inspeção obrigatória por lei e, posterior, ligação do gás. Esta visita é necessária, porque o fornecimento do gás só pode ser feito após a aprovação/certificação pela Entidade Inspetora.

Deverá realizar uma inspeção à sua instalação de gás de 5 em 5 anos para instalações domésticas com mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação. Estas inspeções periódicas são obrigatórias e devem ser realizadas por entidades inspetoras certificadas pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

No caso dos edifícios, a inspeção à coluna montante é obrigatória a cada 5 anos, depois dos primeiros 10 anos. Esta inspeção terá de ser solicitada pela sua Administração de Condomínio à Gascan para que seja feito um orçamento.

A Gascan cobre todo o território do Continente.

O GPL é um gás inodoro ao qual é acrescentado de forma industrial um químico (mercaptano) com um odor característico de forma a ser facilmente identificado.

Caso lhe cheire a gás na sua casa, é recomendado que:

- Feche o gás no redutor de segurança que se encontra junto ao contador, bem como as válvulas de segurança de todos os aparelhos de queima;
- Areje de imediato o local, abrindo portas e janelas;
- Não fume nem acione quaisquer fontes de ignição como isqueiros, fósforos, lanternas;
- Não acione interruptores ou campainhas;
- Não ligue nem desligue aparelhos elétricos;
- Evacue as pessoas da zona perigosa;
- Não use o telefone fixo ou telemóvel;
- Não utilize o elevador;

- Chame o Piquete de Emergência Gascan (24h/dia) e os bombeiros, a partir do exterior do imóvel, afastado do local da fuga.
- Não tente reparar o problema sozinho. Este tipo de reparações só deve ser efectuada por um profissional devidamente credenciado pela DGEG.

A existência do chamado “termopar” em todos os aparelhos de queima modernos só possibilita a saída de gás quando existe chama. Por esta razão, os equipamentos modernos são muito mais seguros.

Se sentir náuseas, dores de cabeça ou tonturas, lembre-se da possibilidade de intoxicação por monóxido de carbono. O monóxido de carbono é um gás que não tem cheiro e é venenoso porque é absorvido pela respiração e se dissolve no sangue, provocando um desmaio inicial (por falta de oxigénio) e em casos extremos de exposição, a morte. Esta situação muito pouco frequente nos dias de hoje devido aos sistemas de segurança dos equipamentos, acontece devido a problemas na combustão do gás ou arejamento insuficiente da exaustão. Para isso:

- Areje imediatamente o local, abrindo portas e janelas; - Se possível, desligue todos os aparelhos de combustão (Exemplo: esquentadores, caldeiras, aquecedores móveis a gás ou petróleo, lareira...); - Abandone o local; - Se alguém estiver com sintomas de intoxicação, contate o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM 808 250 143 (24 horas por dia). Em casos graves contate o 112, para solicitar assistência às vítimas; - Contacte uma empresa credenciada que tendo aparelhos especializados consegue identificar a origem e propor soluções para este problema.

A utilização de exaustores devidamente mantidos e a utilização de esquentadores e caldeiras ventilados e corretamente instalados, reduzem muito eficazmente a probabilidade de ocorrências graves por monóxido de carbono.

Para fazer a comunicação da leitura do seu contador de gás, poderá preencher o formulário disponível no site, ligar para a linha telefónica de comunicação de leituras 218 425 350 ou através do e- mail: atendimento@gascan.pt.

Deverá comunicar a sua leitura entre o dia 15 e 20 de cada mês.

Comunique a sua leitura regularmente. Evite o consumo por estimativa

contador

O termo fixo corresponde aos encargos com a manutenção, monitorização e reparação das infraestruturas de distribuição de gás, inspeções obrigatórias de armazenagem, redes e ramais, piquete de emergência, serviços de atendimento, seguros e outros custos que a Gascan incorre pela prestação do serviço de fornecimento de gás. Trata-se de um custo com a prestação do serviço em boas condições aos clientes e que a lei permite repassá-lo a todos os utilizadores dessas infraestruturas.

Estes encargos não têm uma distribuição sazonal pelo que são distribuídos equitativamente ao longo do ano.

Atualmente e no caso da Gascan, a tarifa do gás divide-se em 4 escalões de acordo com o consumo (até 2m3, de 3 a 5m3, de 6 a 20 m3 e mais de 20m3). Com isso, quanto maior o consumo, menor será o valor cobrado.

Por exemplo, se consumir 5m3, 2m3 serão cobrados de acordo com o primeiro escalão, e os outros 3m3 de acordo com o segundo escalão. Portanto, a sua fatura será a soma desses dois valores mais as taxas de CO2, de ISP e IVA.

As taxas e impostos que são cobrados, na sua fatura são os que decorrem da lei e são:

A Taxa de CO2 (emissão de gás dióxido de carbono), ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) e IVA à taxa legal em vigor.

Pode ser devido a vários motivos. A título de exemplo, verifique por favor se alguma das seguintes opções ocorreu:

- Época do ano

A época do ano influencia no valor da sua fatura, porque no verão bem como no inverno recorremos a determinados equipamentos que têm impacto na sua fatura de gás como aquecimento, esquentador, piscinas, visitas com média e longa duração, etc.

- Equipamentos

Com o envelhecimento e/ou avarias, os seus equipamentos gastam mais energia. Verifique se precisa de substituir algum deles.

Tenha tambem em atenção aos equipamentos novos. Caso tenha substituído algum recentemente, verifique a sua eficiência energética.

- Contador avariado

Caso suspeite de avaria no seu contador, contacte 218 425 300, dias úteis das 9h às 19h.

- Falta de comunicação das últimas leituras

O valor faturado é calculado com base nas leituras enviadas (por si ou por um dos nossos leitores). Entretanto, se não comunicou a sua leitura, é possível que a fatura seja uma estimativa com base no histórico de leituras enviadas. Por isso, é importante enviar as suas leituras regularmente.

- A Leitura enviada não foi incluída na fatura

As leituras devem ser enviadas entre os dias 15 e 20 de cada mês, portanto caso o envio tenha sido feito fora deste período é possível que a sua fatura tenha sido calculada com base numa estimativa.

- Acertos de meses anteriores

Sempre que a data da leitura não coincide com o período faturado irão existir estimativas e possíveis acertos. Se a sua fatura anterior teve consumos estimados e essa estimativa foi menor que o seu consumo real, o acerto dessa diferença irá gerar um valor superior na próxima fatura.

Quase todos os nossos reservatórios estão equipados com um sistema de telemetria que monitoriza remotamente os níveis de gás nos reservatórios 24 horas/dia, 365 dias/ano. Se for o seu caso, toda esta gestão de consumo será assegurada pela Gascan remotamente no nosso departamento de operações.

Caso contrário, aconselhamos que faça o seu pedido de fornecimento de gás quando o indicador de nível do seu reservatório atingir os 30%. De qualquer forma, tenha sempre em atenção às variações dos seus hábitos de consumo.

Poderá fazer o seu pedido de fornecimento de gás para o endereço de email mail@gascan.pt

A Gascan, enquanto proprietária do reservatório, responsabiliza-se pela manutenção do parque e licenciamento junto das entidades competentes. No entanto, é da sua responsabilidade conservar e manter a área adjacente ao reservatório livre de materiais combustíveis e outros materiais. Se o reservatório não for propriedade da Gascan, a nossa equipa técnica dar-lhe-á todas as informações, tendo em vista o cumprimento integral dos requisitos legais.